sexta-feira, 2 de abril de 2010

reevaluating

Amamos as pessoas, inicialmente, por algo bem simples: o modo como elas mexem em nossas alma pode nos fazer felizes.
O que me torna diferente do outro, é o que o mundo e as minhas atitudes me tornaram.
Como ser humano, entender que cada um de nós tem uma lógica complexa e única é essencial para que possamos lidar com os diferentes.
Mas muitas vezes, (na maioria delas) não há tempo para analisar cada indivíduo, por si só, então enxergamos atitudes extremas, sejam elas boas ou ruins, como a regra geral. Assim, surgem os esteriótipos. Eles trazem ideias erradas, baseadas em crenças, que nos dizem que este ou aquele indivíduo foge dos padrões. O fato de não compreendermos as diferenças, ou de basearmos tudo em experiências anteriores, faz nascer o preconceito.
Porque o preconceito é ruim? Por que ele venda nossos olhos. Não vemos a pessoa ou o grupo que está a nossa frente como igual, e sim como alguém inferior, que não merece que desperdicemos
nosso tempo com ela(s).
Ter medo do que é novo é natural.
Odiar o que é novo, tendo como base um regra geral que nem sempre se aplica à realidade, é abominável.
Você e eu sabemos porque o preconceito é ruim, e todos temos consciência de que o que é ruim só cresce se for alimentado.
Olhe de novo ao seu redor. Não pense num mundo como um lugar onde ''todos são iguais''. Isso você já ouviu antes. Pense no mundo, e no lugar em que você vive, como uma oportunidade para perceber que as diferenças e os pensamentos opostos fazem as coisas evoluírem, e respeitar quem não é parecido conosco, nos engrandece.
E tudo que começa tendo como base o respeito, tem tudo pra dar certo.
* Enxergue o outro com os olhos do amor, e esqueça o que o mundo diz sobre isso.

17 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom seu texto!
Nos mostra o quanto o pré-conceito pode anular uma pessoa!!
´tô te seguindo!!
^^

C & I disse...

Hehe..gosteo do blog,do texto,da ideia da opnião do leitor..curti mesmo


eu sempre tenho medo do que é novo..mais é coisa fora do comum esse tetxo me fez repensar um pouco isso..serio mesmo legal seus textos..vou ler os outros quando der passa no meu blog..

http://contemporaneoeindiscreto.blogspot.com/2010/04/nova-escritora-camila-cadeu.html

Carla Alves disse...

Ter uma velha opinião formada sobre tudo é muito confortavel,pois mudar as vezes requer um pouco de esforço da nossa parte...
e preconceito é o que de mais ruim pode haver no coração de alguem, respeito é a palavra chave para as verdadeiras mudanças.
bjs!

by Carla.

MARINA disse...

adorei a abordagem do tema!!
preconceito realmente e ruim
as pessoas tem q aceitar a conviver com as diferenças...
abraços!

alexandre viola disse...

mto bom seu texto, abordou mto bem o tema

Samarav disse...

gostei do texto ;)
adorei a mensagem final "Enxergue o outro com os olhos do amor, e esqueça o que o mundo diz sobre isso."

beijos

Unknown disse...

muito bom o seu blog

Paty disse...

Adorei o blog. Muito bom!
Me lembrou uma conversa que tive com umas amigas ontem.
Beijos

PedrO H. disse...

Um ótimo post, realmente "O fato de não compreendermos as diferenças, ou de basearmos tudo em experiências anteriores, faz nascer o preconceito."

Muitas pessoas não enxergam isso ou apenas passam por cima...
Ainda bem que existe pessoas como vs que ainda luta para abrir os olhos de toda uma sociedade egoista.

Nine disse...

Na era glacial, os animais tinham vida curta, morriam de frio. Para viver mais, os porcos-espinhos, na época, decidiram juntar-se, viver em grupo. Cada qual recebendo o calor de seu vizinho e garantindo a sobrevivência. Logo após juntarem-se, entretanto, deram-se conta que os seus espinhos machucavam os companheiros mais próximos – justamente os que mais calor forneciam. O grupo se desfez e ficou num impasse. Morrer separados ou tentar viver juntos? Decidiram reagrupar-se e tentar aprender a viver juntos ferindo-se o menos possível, cada um fazendo um grande esforço de acomodar os próprios espinhos”.

acho que deveriamos seguir o exemplo dos nossos amiguinhos e aprender a viver com a diferença e limitações do próximo,como diz a moral da historia: O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades.

otimo post!! boa pascoa xD

Unknown disse...

Certamente o compreendi. E de que forma enxergaria o mundo, as pessoas se não com amor?
É, eu sei. Rarefeito encontramos pessoas com este pensamento, sem lamentações... É preciso enxergar além do que se vê, como já diria Los Hermanos.

Quando puder e quiser:

http://memoriaspsicodelicas.blogspot.com

Cesar Higashijima disse...

Muito bacana seu blog! Gosttei do template!

E realmente... o preconceito cega as pessoas. Todos deveríamos ter uma visão holística das coisas e aprender a quebrar os paradigmas a cada dia!

Abraço

Apenas Pensadores disse...

Adorei o Blog!

Gostei do tema abordado .. Me fez refletir e talvez fazer um post no meu blog com o mesmo tema.. é interessante como o Pré-conceito existe desde as primeiras civilizações e até hoje é considerado um tema atual .. Coisa que predomina numa reduzida parcela da sociedade.. Hipócrita por sinal ..

Visite meu blog :

http://pensadoresounao.blogspot.com/#

Abraços.. Td de bom!

' Natali '

Anônimo disse...

;D

Gostei. " Não ria e nem julgue aquilo que não conhece, simplesmente viva! "

PinUp Crazy disse...

o preconceito infelizmente é formado dentro de casa, pelas nossas familias, muitas pessoas preconceituosas nem sabem porque as são, o fim do ´preconceito começa dentro de nossas casas.
adorei seu texto parabéns

http://grudeichicletes.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá! Li o texto e achei ótimo. As pessoas tendem as ver as outras que não são iguais a ela com desprezo, sendo que poderiam ver as outras como oportunidades de fazer amizades e conhecer outros universos...Julgar de forma ruim outra pessoa só porque ela possui alguma diferença comparado a nós é vergonhosoo. Parabéns pelo texto.Tenha uma ótima semana.

Unknown disse...

Amei seu texto, ja tem uns dias q to acompanhando seu blog e tô adorando.


Enxergue o outro com os olhos do amor, e esqueça o que o mundo diz sobre isso.


=D



www.speakingbymusic.bogspot.com

Postar um comentário