quarta-feira, 10 de março de 2010

recycle

O que torna uma pessoa má não é a falta de qualidades, e sim o modo como ela as usa.

Todas as pessoas tem qualidades. Você pode achar que isso não é real mas se pensarmos em qualidades como coisas que nos fazem sorrir, é fácil percebe-las.
Existem pessoas que tem o dom de nos deixarem alegres, e fica fácil enxergar beleza, felicidade e companheirismo se a pessoa nos faz sentir bem.
Existem pessoas que fisicamente são lindas. Alguns até dizem que são perfeitas. Se essas pessoas nos respeitam e falam conosco olhando nos olhos, nos convencemos de que elas realmente não possuem defeitos. Mas isso não pode ser tido como verdade absoluta.
Até porque todos nós cometemos erros, somos humanos, afinal.
E a pessoa que é rancorosa, ou a que gosta da maldade, do ser humano violento, que não consegue enxergar o outro como igual?
Essa maldade na maior parte das vezes é apenas um disfarce pra esconder um ser humano frágil. Podem ser pessoas boas, inteligentes e altruístas, que por diversas razões, não tiveram a chance de mostrar como podem ser indispensáveis.

9 comentários:

Rui disse...

todo ser humano é mal por natureza, e a maldade aparece quando o que há de mal em nós age livremente

Matheus Rego disse...

Veja bem, você aponta pontos importantes, principalmente quando diz: "...todos nós cometemos erros, somos humanos, afinal". Eu me considero um humanista, não no sentido pejorativo que tomou a palavra mas um humanista da escola filosófica, que prevê o homem como um ser essencialmente inserido na realidade da natureza selvagem mas que, com o desenvolvimento físico e intelectual é capaz de, talvez algum dia, alcançar a perfeição. Num sentido mais primário, portanto, concordo com o que você coloca nessa frase ai! Quanto à algumas outras partes do texto eu não concordo tanto! Quando diz que os rancorosos e praticantes de maldade são apenas seres frágeis se camuflando não vejo muita coerência e vejo também uma tentativa de simplificar algo que vai muito além. É claro, entendo que é um texto pra se postar em um blog e a ideia não é criar uma tese sobre o assunto! Digo ainda que está muito bem escrito e bem colocados os seus pensamentos! Mas vejo a maldade como algo inerente à todos os homens, como humanista, acredito que, sim, ela ascende por um ou outro fator, mas é essencialmente algo atrelado à nossa condição de relação com a brutalidade primaria da natureza selvagem ainda muito forte em nós. De uma maneira ou de outra gostei do texto e do blog! Muito bacana! Parabéns! Se quiser, da uma passada no meu, te um texto "Avant Dr. Jekyll, avant" que fala justamente sobre as raízes do mal: http://boitedufilm.blogspot.com/!

Se quiser podemos até fazer uma parceria! Abraço

Wander Veroni Maia disse...

Olá!

Depois de ler o livro "Mentes perigosas", acredito que a maldade ñ a está somente ligada ao caráter, mas sim a uma patologia, como a psicopatia, por exemplo.

Abraço

Arthur disse...

REtorno os cumprimentos.
Leio e REleio seus posts.
Abraço.

Pobre esponja disse...

O homem é bom por natureza, mas é corrompido pela sociedade. Quem disse isso não fui eu, quem dera, foi Rousseau.
Refletir é sempre preciso.
abç
Pobre Esponja

Pablo Plattini disse...

o ser humano é um animal que ja tem a maudade na sua genética. Cabe a nós lutarmos contra ela... controlar esse instinto....
Esses que conseguem fazer com que a maudade não aflore de forma superior a bondade são, sem duvida, criaturas supremas e mais próximas do nivel dos Deuses... O Planeta cosnpira pra que você seja mau... Prove que vocÊ é forte...

Parabéns pelo seu blog cara... muito convidativo..

Felicidades....

Aline Bohn disse...

Todos temos um pouco de maldade.
E concordo contigo, muitas vezes isso é reflexo de uma pessoa frágil e que precisa se esconder atrás de atitudes, mesmo que erradas!

abraço

http://demoodee.blogspot.com/

Unknown disse...

Muito boa a análise, parabéns

http://viagemturismoja.blogspot.com/

Unknown disse...

Todas a pessoas tem o seu lado bom e ruim! afinal ninguém é perfeito né?
Mas existem pessoas que ja nascem que um sentimento ruim, ja vem de sempre a "arte" de ser mau.
E as vezes é o reflexo de coisas ruins que aconteceram.. o que se torna um escudo para não acontecer novamente..
é tão complicado definir as pessoas realmente né? mas enfim..
Muito bom o seu texto! até mais!
www.thepiratex.com

Postar um comentário